Quem Somos

A Fundação Oásis tem como objetivo garantir os direitos sociais por meio do fortalecimento do protagonismo das pessoas em situação de vulnerabilidade, determinada ao risco pessoal, econômico e social.

Os Projetos da Fundação Oásis estão voltados aos segmentos populacionais vulneráveis ​​pela pobreza, discriminação, violência, exclusão social e abrange os públicos: Criança, Adolescente, Idosos, Famílias. Nos projetos, as demandas sociais são identificadas, acolhidas, analisadas e direcionadas com o propósito de promover o protagonismo do público na busca de seus direitos sociais, resgate de autoestima, autonomia, cidadania, bem como o fortalecimento de vínculos familiares e relacionados.

Os projetos estão exibidos em espaços independentes, na REGIONAL NORDESTE, no Bairro São Cristóvão, com infraestrutura própria e atendimento descentralizado, o que garante qualidade e eficiência no atendimento.

Nossa História

A Fundação foi legalmente constituída em 18 de outubro de 1995, como pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos. Em 2007, como políticas de atendimento dos projetos sociais da Fundação Oásis, foram reestruturadas, assumindo uma nova perspectiva política organizacional, sendo elaborada em consonância com as diretrizes da Política Pública de Assistência Social, por meio do cumprimento da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) com suas resoluções posteriores (Decreto 8742/93, Decreto 7237/10) e de sua materialização por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), atuando com preponderância na área da Assistência Social e Educação, em conformidade com a Lei 12.101/09; e atendimento à criança e adolescente em consonância com o Estatuto da Criança e Adolescente Lei 8069/1990.

A sede da Fundação Oásis e seus projetos estão envolvidos na divisão Regional Noroeste com a regional Nordeste de Belo Horizonte. Segundo dados do IBGE (2002), são mais de 274 mil habitantes, sendo considerada a maior regional da Capital. Segundo pesquisa apresentada pelo Diagnóstico da Situação da Criança e Adolescente em BH-CMDCA / 2013, uma contabilização regional também o maior índice de envolvimento de adolescentes em cumprimento de atos infracionais 46,6% por tráfico e uso de drogas, concentrados principalmente nos Aglomerados da Pedreira Prado Lopes e Aglomerado do Buraco Quente.

Ao longo do histórico das atividades sociais da Fundação Oásis, os projetos têm como princípios básicos a garantia da primazia do bem estar da família, como elemento-chave para a proteção e a socialização dos proprietários, por meio da transmissão do capital cultural, do capital econômico e ético, que determina a Carta Maior de nosso País, a Constituição Federal de 1988. Em suas diretrizes, o papel da família e do Estado como base que asseguram o bem estar e segurança da criança e adolescente na garantia ao direito à vida saudável, alimentação, educação, lazer, cultura, profissionalização, convivência familiar e comunitária.